Últimos Apoiadores:

R$ 15,00
15/06
R$ 5,00
09/06
R$ 5,00
13/05
R$ 50,00
01/05
R$ 5,00
28/04
R$ 10,00
23/03
R$ 6,00
03/03
R$ 12,00
11/11
R$ 10,00
10/11
R$ 20,00
07/10

Taxistas exigem atitude da CTTU e do Sindicato para combater motoristas clandestinos, no Recife

Flávio Fortunato, presidente do SINDTAXI-PE, e Taciana Ferreira, presidente da CTTU, devem dialogar sobre o assunto. Foto: Reprodução

Por Daniel Júnior, do Recife — Taxistas do Recife exigem que a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SINDTAXI-PE) tomem alguma atitude em relação aos motoristas de transporte clandestino de passageiros que estão oferecendo corridas nos grandes supermercados situados na capital pernambucana, como por exemplo no Novo Atacarejo de San Martin, na zona oeste; no Novo Atacarejo do bairro da Várzea; entre outros locais.

“Somos credenciados e pagamos semanalmente ao Sindicato para poder trabalhar neste ponto, porém não tem ninguém que venha para nos ajudar nas dificuldades. Os motoristas clandestinos ficam aqui atrapalhando nosso serviço, oferecendo corridas com preços mais em conta, até porque eles não pagam nada. Cadê a CTTU e o Sindicato? Pelo visto, estão de braços cruzados”, disse um taxista que trabalha no ponto do Novo Atacarejo de San Martin. Ele preferiu sigilo de sua identidade para evitar ser perseguido.

“Os motoristas clandestinos ‘abrem e fecham’ lojas. Fazem até filas. Essa situação a cada dia piora, e ninguém faz nada. Já teve até confusão aqui, agressão. E nós taxistas somos até ameaçados”, afirmou um permissionário de táxi que trabalha no Novo Atacarejo do bairro da Várzea, na zona oeste da capital pernambucana.

“Os profissionais de transportes passageiros de táxi são prejudicados com a falta de fiscalização, tendo que trabalhar todos os dias com a concorrência desleal, por falta de competência dos órgãos responsáveis”, comentou outro taxista.

A reportagem do  Ei, Táxi já tentou diversos contatos com a assessoria de imprensa da CTTU para obter um posicionamento, mas não houve nenhuma resposta. Sendo assim, o Ei, Táxi vai procurar durante esta semana a presidente do órgão, Taciana Ferreira, para conversar sobre o assunto.

A reportagem também está tentando contato com o presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Flávio Fortunato, para obter um posicionamento. Assim que tiver uma reposta, publicaremos neste canal.

 


 

Apoie o jornalismo independente do Portal Ei, Táxi!

Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).

(Visitas totais 2.900)

23 comentários em “Taxistas exigem atitude da CTTU e do Sindicato para combater motoristas clandestinos, no Recife”

  1. tudo isso acontece porque tem muitos guardas da cttu aí trabalhando com aplicativo e trabalhando clandestinamento nesses pontos por isso que ninguém faz nada e nunca vou fazer também aqui em Olinda funcionário do cefama também faz a mesma coisa

  2. Edson Soares

    eu sou taxista meu carro é cadastrado recadastrado fiscalizado pela cttu e parece que eu não tenho nenhum direito por quê os carros clandestino fazem de tudo e não há nenhum tipo de fiscalização para eles eu fico pasmo com essas coisas e não tem ninguém para defender a nossa categoria que é uma categoria centenária o sinditax pe não resolve nada a cttu também não dá nem um posicionamento nós taxista estamos entregue meu Deus aonde é que a nossa classe vai parar com tanta coisa acontecendo e não temos nenhum direcionamento das autoridades

  3. Emanuel Evaristo

    todos os taxistas está esperando uma fiscalização dentro dos atacarejos Atacadão e açaí por parte da cttu eu gostaria de saber se a cttu vai prevaricar com a lei. pessoal vamos continuar pedindo as fiscalização aos carros clandestino que atua dentro do Recife precisamos de uma resposta da presidente da cttu dona Taciana

  4. a própria cttu faz propaganda de aplicativo,muitos guardas trabalham nos aplicativos,nunca que ela vai fiscalizar os motoristas nunca

  5. Esse presidente do sindicato dos taxistas é um mercenario gosta muito de dinheiro os taxistas não tem pagar nada a ele para rodar nos supermercados mais também sê não pagar não roda, ele é o homem da mala . Os taxistas lembram dele.

    1. Djalma Vanderlei do Couto Soares

      o sistema que protegia o táxi adormeceu isto é uma vergonha até hoje nada foi tomado de solução sobre carros clandestino fazendo serviço de táxi aonde vai parar essa situação enquanto isso nós taxistas somos obrigado de fazer cadastramento anualmente enquanto isso demais carros particulares rodam livremente na cidade do Recife em Pernambuco isto é uma vergonha

  6. se o profissional legal (taxista)
    deixa um documento pendente na hora do cadastramento e motivo de multa, mas os clandestinos deita e rola e está tudo certo.

    1. o sistema que protegia o táxi adormeceu isto é uma vergonha até hoje nada foi tomado de solução sobre carros clandestino fazendo serviço de táxi aonde vai parar essa situação enquanto isso nós taxistas somos obrigado de fazer cadastramento anualmente enquanto isso demais carros particulares rodam livremente na cidade do Recife em Pernambuco isto é uma vergonha

  7. se o profissional legal (taxista)
    deixa um documento pendente na hora do cadastramento e motivo de multa, mas os clandestinos deita e rola e está tudo certo.

    1. bom, vou deixar o meu respaldo aqui, a CTTU só se preocupar em fiscalizar zona azul multa motorista apreende carros e entre os utras situações agora fiscalizar os mercados os ponto de táxi os shows ela não faz em Recife temos motorista de app fazendo pirulito moto fazendo pirulito temos dentro do Recife carros de outro município trabalhando dentro do Recife e isso pra CTTU é normal, agora vai um táxi de Recife buscar alguma corrida em Olinda ou paulista pra vocês vê Olinda e paulista rapidamente sabe apreende os carros de recife, temos um presidente do sindicato que não resolve nada justamente com a prefeitura do Recife que só se importa com os interesses deles e agente que trabalhamos na rua somos esquecido tratado como uns cachorros a prefeitura do Recife e o presidente do sindicato não fazer nada a verdade é essa….

  8. Ricardo souza

    uma categoria que está sofrendo a anos, sem reajuste devido, aí vem Fortunato, cobrar 20,00 por semana de cada taxista que trabalha novo atacarejo e no supermercados Mateus. Isso é uma vergonha para a categoria, eu não entendo como é que as grandes redes de supermercado fazem essa parceria sem antes saber o passado de Fornato, quem está por trás disso?

  9. Trabalhei no varejo em uma rede de supermercados em vários lugares no grande recife e me deparava sempre com essa situação, o local mas problemático que encontrei foi na cidade de Paulista, tivemos até uma reunião na prefeitura pra resolver, houve muita conversa mas nada foi resolvido.

  10. Emanuell Carvalho

    virou bagunça a anos sofremos no aeroporto com essa situação

    1. João Campos

      isso é uma vergonha pra o . sindicato saber de tudo que aconteceu nos atacarejo e não faz nada
      agora deixa de pagar a catraca de 20 Reais que ele fica louco.

      OBS: isso vai acabar em tragédia
      vamos mandar essas denúncias pra EMERSON FREITAS . e colocar na empresa também

      OBS: A CTTU tem e conivente com tudo isso que acontece várias denúncias ja foi feita

      1. Os taxista não tem obrigação de pagar 20,00 reais, Fortunato já tem histórico com coisas errada, não sei como se mantém na presidência do sindicato, tem que denunciar ele

  11. os órgãos competentes tem que investigar todas as denúncias que o repórter ei táxi está denunciando se os órgãos competente não fizerem nada tem que todos os taxistas se juntar e ir até o ministério público fazer essa denúncia assim vamos ter êxito

  12. os taxistas estão sofrendo com a omissão dos órgãos competentes não só os táxi os passageiros também esperamos um posicionamento da cttu e do sindicato dos taxistas

  13. esse problema encontramos em toda parte de recife ,em frente a bares boates cabarés,ta demais ,alem dos aplicativos surgiu essa nova modalidade de transporte,fazem até complô com os segurança pra passar corridas pra eles , é mole não

  14. Sérgio Henrique

    a secretária de transporte, não tem o compromisso necessário para atuarem nos carros de aplicativo. Mas pra fiscalizar os taxistas são bem eficientes. Infelizmente quem perde com isso é o passageiro.

  15. Os carros clandestinos entram na loja faz abordagem dentro da loja, abordam clientes na porta de saída, eles tem até fila entre eles, até existe confusão entre outros clandestinos que estão chegando, muitas vezes os clandestinos colocam nas vagas de táxi e só tira o veículo quando sai com passageiro

    1. além disso ainda tem as catraca que temos que pagar pra poder rodar no novo atacarejo 20,00 reais por semana fora a mensalidade do sindicato e uma vergonha.

      1. Taxista não deve pagar 20 reais a Fortunato, isso está errado devem fazer uma denúncia , os supermercados não é dele, isso é ROUBO!

Comentários encerrados.

Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!

Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).

Aviso Importante sobre os Comentários

Em razão da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou parcialmente inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), informamos que os comentários nas matérias do Portal Ei Táxi estão, a partir de agora, desativados.
Lamentamos profundamente ter que tomar essa medida. Entendemos que a livre manifestação dos leitores é essencial para o debate democrático. No entanto, diante da insegurança jurídica gerada por essa nova interpretação do STF, que transfere aos blogs, portais, sites e redes sociais a responsabilidade imediata por conteúdos de terceiros, decidimos, com responsabilidade, suspender a área de comentários.
Esperamos que este cenário seja revisto no futuro, e que a liberdade de expressão possa ser exercida com equilíbrio e segurança para todos.
Agradecemos a compreensão.

Cadastre-se em Nossa Lista de Transmissão

🚖 Receba notícias, ofertas e informações do mundo do táxi direto no seu WhatsApp.

Siga o Nosso Canal de Notícias no WhatsApp

🚖 Receba notícias, ofertas e informações do mundo do táxi direto no seu WhatsApp. Não é grupo, apenas recebimento das atualizações. Privacidade do seu número.

Siga nossas Redes Sociais

Você pode se interessar

COOPSETA investe em inovações tecnológicas que garantem melhor estrutura e competitividade

25/06/2026

CTTU diz que guardas agiram conforme a lei, sobre denúncia de agressão a taxista, no Recife

08/06/2026

Guardas da CTTU são acusados de agredir taxista após apreensão de veículo no Recife; veja vídeo

06/06/2026

‘São João do Recife’ deve movimentar o setor de táxi da capital pernambucana e da Região Metropolitana

06/06/2026

Muitas vezes, é difícil identificar um taxista no Recife por falta de fardamento padrão

04/06/2026

Taxistas do Recife enfrentam dificuldades com site disponibilizado para recadastramento anual

03/06/2026

Siga nossas Redes Sociais