Por Daniel Júnior, do Recife – Taxistas que trabalham em pontos de redes de supermercados em Recife, como Novo Atacarejo, Assaí Atacadista, Atacadão, entre outros, exigem que sejam executadas fiscalizações constantes, por parte da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, para coibir a ação de motoristas de transporte clandestino de passageiros nesses locais.
De acordo com taxistas ouvidos pelo ‘Portal Ei, Táxi’, os motoristas de transporte clandestino de passageiros, também conhecidos como ‘motoristas piratas’ ou ‘pirulito’, estão oferecendo corridas nesses estabelecimentos, mesmo sem ter nenhum credenciamento para esse trabalho.
“Todos os taxistas estão esperando fiscalização nas lojas do Atacarejo, Açaí, Atacadão, pela CTTU. Gostaria de saber se a CTTU vai prevaricar com a lei. Vamos continuar pedindo as fiscalização aos carros clandestinos que atuam dentro do Recife. Precisamos de uma resposta”, afirmou o taxista que preferiu ser chamado apenas de Emanuel. Ele não quis informar o nome completo para evitar ser alvo de perseguição.
“A CTTU só se preocupa em fiscalizar zona azul, multar motorista, apreender carros e entre os outras situações. Agora, fiscalizar os mercados e os pontos de táxi nos shows, o órgão não faz. Em Recife, temos motorista de app fazendo pirulito, moto fazendo pirulito, temos dentro do Recife carros de outros município trabalhando e isso pra CTTU é normal. Temos um presidente do sindicato que não resolve nada, que só se importa com os interesses dele. Nós que trabalhamos nas ruas, somos esquecido, tratados como uns cachorros. A Prefeitura do Recife e o presidente do sindicato não fazem nada, a verdade é essa”, relatou outro taxista indignado.
“Uma categoria que está sofrendo há anos, sem reajuste devido, aí vem o Sindicato cobrar de R$ 20,00 a 30,00 por semana de cada taxista que trabalha no Novo Atacarejo e nos supermercados Mix Mateus. Isso é uma vergonha para a categoria, eu não entendo como é que as grandes redes de supermercado fazem essa parceria”, disse mais um taxista.
O Ei, Táxi aguarda um posicionamento da CTTU e do Sindicato dos Taxistas em relação a problemática apresentada.
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei, Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).
Respostas de 9
eu sou taxista, e tem mais no Assai de jardim São Paulo e também no Assai da bemfinca e boa viagem existe mesma cobrança de seu arimateia,que ele cobra cem reais pra entrar e dez reais por semana de cada taxista,e ele diz que ele é dono do ponto dos Assais, diz que o gerente deu carta branca pra ele e o adm fazer essa cobrança, só que a diretoria do Assai não sabe nada disso, e ele ameaça os taxista e diz que o taxista que não pagar ele bota pra fora,so que os auxiliares dele é quem recebe o dinheiro e repassa para ele, são sessenta carros que ele recebe des reais por semana.
Eu rodo no Atacarejo, e estou indignado. Pois sou obrigado a pagar, toda sexta-feira, o valor de R$ 20,00 reais. Caso não pague, serei sujeito a uma punição de 5 a 8 dias sem rodar. E pasmem! Esses dias parados também temos que pagar essa taxa ao presidente Fortunato. Isso é um absurdo, aonde iremos parar?
taxista o céu é para todos..todo mundo tem boca para comer,todo mundo tem família..
concordo,mas não pode ser clandestino, vá pagar imposto feito os taxistas.
No novo atacarejo do Bongi,nos ficamos com o resto,quando o cliente n encontra o motorista clandestino na porta da loja,as vezes vai de taxi e as vezes fica esperando o clandestino voltar da corrids pra pegar ele.
vou deixar me satisfação aqui cada ano que se passa os taxistas do Recife cada vez se afundando por conta de um sindicato omisso que não resolve nada que só pensa no dinheiro tinha que aparecer um um vereador de coragem para acabar com essa declaração que existe dentro do sindicato acabando com isso acabava com muitas coisas ninguém é obrigado a pagar sindicato não nem tão pouco pagar para trabalhar dentro de nenhum atacarejo nem dentro de nenhum Mix Mateus nem tão pouco Atacadão nem açaí
a cttu deveria tomar uma posição sobre esses carros de aplicativos clandestinos, mas o que me deixa revoltado é o sindicato dos taxista fica de braços cruzados e não toma nenhuma iniciativa sobre o assunto
Os carros clandestino Tem mais direito do que os táxis que trabalha Credenciado no atacarejo A companhia de transporte urbano não faz nada a presidente da CTTU dona taciana nem se pronuncia gostaria de saber se a reportagem Poderia nos dar um direcionamento para entrar no ministério público para tentar acabar com isso em todos os mercado Porque hoje os táxis que trabalham na rua às vezes não leva nem a renda para casa poucos Os que levam dinheiro pra fazer a feira são os que trabalham em algum atacarejo ou mixy Mateus mas quem trabalha na rua ultimamente vem sofrendo muito com a ausência da ctu E desse sindicato que não representa ninguém
aqui em Salvador os clandestinos tem associação e sindicato e pagam pelo ponto aos donos dos mercados