Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Regulamentar os motoristas de aplicativo e metropolizar o táxi são as expectativas de taxistas para 2025

"Concorrência está cada vez mais desleal", dizem taxistas - Foto: Divulgação

Por Daniel Júnior, do Recife – A regulamentação dos transportes por aplicativo e a metropolização do serviço de táxi é o que os taxistas ouvidos pelo Ei, Táxi defendem e esperam que sejam implementadas neste ano. De acordo com taxistas, a concorrência está cada vez mais desleal.

“Não sou contra aos motoristas de transportes por aplicativo, acho até essencial para a mobilidade, mas esse serviço deveria ser regulamentado para que esses motoristas tivessem as mesmas obrigações que nós temos para trabalhar. Para muita gente, o serviço de táxi é considerado mais caro, porém isso não é verdade. O preço é proporcional ao serviço de qualidade que prestamos. E muita das vezes, o serviço de táxi sai com o preço mais em conta, pois o preço da bandeira só muda em algumas ocasiões bem específicas, já os aplicativos, basta ter uma demanda alta, a taxa aumenta muito”, afirmou Marcelo Amadeu (TP 1533), taxista do Recife há 22 anos.

Vale destacar que o Projeto de Lei Complementar (PLP) 12/2024, que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos de passageiros e estabelece mecanismos de inclusão previdenciária e outros direitos para melhoria das condições de trabalho, não avançou nas discussões do legislativo durante o ano de 2024.

Taxista que atua há 10 anos em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, Eduardo Bezerra (TP 955) é a favor da regulamentação, mas vai além, e defende que os táxis sejam, pelo menos, Metropolitanos. “Os motoristas de aplicativo é livre para circular em qualquer cidade, inclusive em outros estados, e nós, taxistas, ficamos muito limitados. Sou a favor da regulamentação dos transportes por aplicativo, mas acho que não é só isso. Deveriam ‘metropolizar’ o táxi, deixar a gente livre para oferecer nosso serviço a passageiros de diversas cidades. Certa vez fui levar um passageiro de Jaboatão até um hotel em Recife. Chegando lá, quando finalizei a corrida, um outro hóspede perguntou se eu poderia levá-lo até um restaurante nas proximidades. Ofereci o serviço, mas receoso, porque eu sabia que meu táxi poderia ser apreendido. Isso deve mudar. Táxi não deveria ter limite. Nosso serviço é essencial”, contou Eduardo Bezerra.

“Só vai melhorar, para nós taxistas, quando tivermos uma concorrência de igual pra igual com os motoristas de aplicativo. O serviço deles, na maioria das vezes, sai mais caro e as pessoas têm a ilusão que o táxi cobra mais. Sou a favor da regulamentação, para que os motoristas de aplicativo também tenham obrigações como nós temos. Além disso, espero também que as cooperativas, as prefeituras e o Governo do Estado tratem sobre a metropolização do serviço de táxi. Já passei por uma situação constrangedora. Tive meu carro apreendido na cidade vizinha de Ipojuca, porque alegaram que eu tinha pego passageiros lá, e na verdade os passageiros estavam na minha cidade, Cabo de Santo Agostinho, e pediram para que eu esperassem eles durante uma agenda em Ipojuca. É um absurdo limitar nosso serviço”, relatou Fábio Jerônimo (TP 133), taxista que trabalho no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, há 15 anos.

 


 

Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e isentas. Faça sua doação pelo PIX: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).

(Visitas totais 5.200)

Compartilhe

Respostas de 11

  1. motorista de app quando falar procure ver os taxista, todos declara imposto de renda, obs todos são cidadãos esse motorista app marcio roberto ele não declarar,ele é mais sujo que pano de café,,em todos local de trabalho tem bom e mal trabalhador,

  2. Muito blá blá blá com motorista de app. porém existe taxista ladrão,traficante,pedofilo etc. isso já diz que Não é um cursinho e um monte de taxas que só gera receita vá resolver alguma coisa.
    Município que não presta um bom serviço de vias públicas,segurança e logística ainda quer onerar a classe. Por mim que acabe os aplicativos e deixe os taxistas voltarem a cena do crime kkkkk.

  3. Esses motoristas de aplicativo precisam ter regras e um número menor eles deveriam passar por uma licitação e alguns virarem táxi e o correto acabar com a bandidagem motorista de aplicativo com tornozeleiras roubando e acedia do passageiras isso precisa acabar as autoridades precisam aprender a ler e interpretar a constituição transporte público precisa passsr por licitação acaba essa baderna de todo mundo ser motorista de aplicativo virou bagunça

    1. o problema é que as plataformas ficam subindo e descendo os preços, assim ela vai controlando o motorista , porquê se ela coloca-se o preço sempre o mesmo os motoristas não iriam aguentar então ela vai dando um oxigênio para o motorista para que ele não quebre por isso o motorista tem que ficar várias horas ao volante .

  4. Sou motorista de aplicativo e concordo com regularização, todos temos que ganhar, todos nós temos família para alimentar, e o mais difícil que os aplicativos prejudicam o próprio motorista da plataforma, com cobrança abusivas de taxa, e ao mesmo tempo prejudicam terceiros ( taxista), é uma concorrência desleal, pois cobram o valor que bem entender, e o governo e os deputados e senadores, preocupados com emenda parlamentar

    1. Boa tarde
      esse Márcio r. da Silveira, deve ser um bandido estrupador, que alega carros particulares. que obviamentente
      que a regulamentação vai atrapalhar seus feitos.

  5. Defendo as categorias dos profissionais de transportes passageiros, porém os taxistas para obter a permissão de taxista (Alvará), são cobrados diversos documentos e exigência nas leis Federais e Municipais de cada Estado.

    Já os profissionais de aplicativo só baixa a plataforma e pronto está liberado para transportar passageiro. Que vergonha desse país que tem as leis aplicáveis para um e outros não aplicáveis.

    Que seja um concorrência leal para todos os profissionais envolvidos que necessitam do trabalho para o sustento de sua família.

    Fica a dica!

  6. Olá bom dia , eu sou Taxista aqui da cidade de Salvador Bahia , eu acho que tá mais do que na hora de se criar um aplicativo de táxi a nível Brasil.
    os nossos clientes hoje já quer saber quanto vai dá o valor da corrida , chamar o táxi pelo celular saber o nome do motorista e o roteiro a ser feito.
    esses taxímetros espanta o cliente eles acham que o valor vai ser exorbitante.
    Criar um Aplicativo só para táxi , por exemplo se eu sou Taxista de Salvador e vou para outra cidade tipo Camaçari ou Lauro de Freitas é só deixa o aplicativo ligado e pegar o cliente que fizer a chamada sem problemas de estar em outra cidade…
    O taxímetro espanta os clientes

  7. Se metropolizar já ia ajudar e muita a vida do táxista, só em não trabalhar com medo do carro ser apreendido em outra cidade já era um grande marco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Anuncie para o Taxista no Banner Ampliado do Portal Ei Táxi 1140x560px

Siga nossas Redes Sociais