A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), publicou no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (26) o despacho que homologa o veículo BMW X1 S20I ACTIVE FLEX para prestar serviços de transporte individual de passageiros na modalidade táxi. A decisão permite que o modelo seja utilizado nas categorias Comum, Comum Rádio, Especial e Executivo, mas o restringe para as demais modalidades.
O parecer favorável foi emitido após análise técnica da Divisão de Inspeção e Fiscalização (DIF) e, conforme o despacho, os proprietários que desejarem utilizar o veículo como táxi deverão observar requisitos específicos como a pintura e a cor determinadas para cada categoria, além de atender às exigências de vistoria prévia para automóveis com teto solar, quando necessário.
Nos casos em que houver a obrigatoriedade de uso de caixa luminosa, será necessário apresentar uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) em nome do engenheiro responsável.
A decisão foi encaminhada para os setores competentes dentro da SMT para as devidas anotações e procedimentos operacionais. Com a homologação, o BMW X1 se junta a outras opções disponíveis para os taxistas da capital paulista, expandindo as alternativas de veículos para atuação no sistema de transporte individual de passageiros.