Nesta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) realizou mais uma operação de combate ao transporte clandestino no Aeroporto Internacional de Salvador, com apoio do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar da Bahia e da Guarda Municipal. A ação ocorreu nos períodos da tarde e da noite e resultou na apreensão de três veículos.
De acordo com o diretor operacional da Táxi Comtas, Reginald Cohim, as operações têm gerado melhora significativa na segurança e na organização do terminal, embora ainda haja presença de motoristas clandestinos, especialmente no período noturno e na madrugada.
“A operação de ontem teve um bom êxito sob o comando do Sérgio, da Semob. Apesar disso, os clandestinos continuam, diariamente, no aeroporto, mas melhorou 70%. Muitos deles chegam a pagar o estacionamento para aliciar passageiros dentro do saguão, tanto com carros pequenos quanto com vans”, afirmou Cohim.
O diretor apontou ainda duas falhas críticas que precisam ser enfrentadas: a ausência da Transalvador no turno da noite e a falta de atuação da Polícia Civil.
“A Transalvador não está presente 24 horas no aeroporto. Ela fica das 7h às 19h e depois vai embora. Às vezes, colocam um único fiscal até 21h, mas depois ele sai. A falha está aí”, explicou.
“Também estamos sentindo falta da Polícia Civil. Tivemos uma boa reunião com o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e delegados, que prometeram atuar por meio do serviço de inteligência, mas até o momento não houve nenhuma ação efetiva”, completou.
Cohim agradeceu o empenho dos órgãos envolvidos e destacou a colaboração das autoridades municipais e militares:
“Parabenizo o secretário de Mobilidade, Pablo Souza; o diretor de Transportes da Semob, Dr. Mateus; o novo coordenador da Cotae, Willys; o comandante da Guarda Municipal, coronel Sturaro Filho; e a nova comandante do BPTur, tenente-coronel Ana Paula Queirós. Tive o prazer de conhecê-la e vi o quanto está comprometida em ajudar a combater a ilegalidade. Ela prometeu continuar o trabalho que o coronel Wellington vinha fazendo e sempre estar à disposição da categoria. Fiquei muito feliz com a nomeação dela — os turistas vão adorá-la”, concluiu.Os taxistas que atuam no aeroporto esperam que as ações de fiscalização continuem ocorrendo de forma periódica para coibir a atuação de clandestinos e garantir segurança aos passageiros e taxistas credenciados que atuam no terminal.










