A partir desta segunda-feira (6), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) dá início a mais uma rodada de verificações obrigatórias de taxímetros em três municípios paulistas: Olímpia, Barueri e Mogi das Cruzes.
As ações são realizadas pelas equipes regionais do instituto e têm como objetivo garantir que os valores cobrados nas corridas correspondam corretamente à distância e ao tempo percorridos, reforçando a confiança entre motoristas e passageiros.
Locais e datas das verificações
- Olímpia: a verificação acontece nesta segunda-feira (6), a partir da avenida Menina Moça, esquina com a rua do Limoeiro, próximo ao Recinto do Folclore.
- Barueri: os atendimentos ocorrem de 6 a 10 de outubro, de segunda a sexta-feira, na avenida Praia Grande, nº 232, City Bussocaba, próximo ao Parque Chico Mendes, em Osasco.
- Mogi das Cruzes: as verificações estão agendadas de 7 a 10 de outubro, na avenida Maria José Bechelli Batalha, nº 90, próximo ao Núcleo Industrial Vereador Alcides Celestino Filho.
Procedimentos e documentos exigidos
O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br), tanto para a verificação anual quanto para outros serviços, como troca de titularidade, furto, roubo, baixa ou atraso de verificação.
Sem o agendamento online, o atendimento não será realizado.
No dia da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar:
- Alvará de estacionamento da prefeitura dentro do prazo de validade;
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (categoria aluguel);
- Certificado da última verificação do Ipem-SP referente ao exercício de 2024.
Penalidades e manutenção
O não comparecimento ou atraso na verificação anual pode gerar penalidades.
Os serviços de manutenção ou reparo devem ser realizados somente em oficinas autorizadas pelo Ipem-SP.
Taxistas autuados por trafegar com taxímetros irregulares têm dez dias para apresentar defesa.
Finalidade das verificações
Além de garantir a precisão dos taxímetros, os fiscais verificam itens como lacres, tarifas, pneus e condições gerais do veículo.
O objetivo é assegurar que o equipamento reflita com exatidão o valor devido pela corrida, promovendo transparência e segurança nas relações de consumo.
As verificações serão conduzidas pelas equipes regionais do Ipem-SP em São José do Rio Preto, na Zona Oeste e na Zona Norte da capital.
Cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22 (segunda a sexta, das 8h às 17h), pelo e-mail [email protected], ou por meio do formulário no site www.ipem.sp.gov.br.










