Por Wilson Saraiva
Você é daqueles que não deixa passar uma oportunidade para xingar?
Minha mãe e meu pai não gostavam nenhum pouco de filhos falando palavrão, mas de vez em quando diante de alguma situação extrema acabavam soltando alguns palavrões leves para expressar descontentamento, raiva, ou até admiração. Mas olhando hoje, isso que eles falavam não seriam considerados nem de longe um palavrão.
Quando iniciamos nossa vida acadêmica temos contato com várias outras crianças que muitas vezes podem nos influenciar a falar um palavrão aqui outro ali, uma vez ou outra.
Palavrões representam aproximadamente 0,5% da produção verbal diária de uma pessoa comum segundo Timothy Jay, professor de psicologia e autor de livros e pesquisas sobre o assunto.
Bater o dedinho na ponta da mesa, levar uma fechada no trânsito, assistir a um erro claro do juiz de futebol, sentir ciúmes de outra pessoa, ficar com raiva por qualquer outro motivo são situações que nos convidam a soltar uns palavrões.
Se fossemos fazer uma classificação entre pequenos, médios ou enormes, quais seriam seus palavrões mais usados?
Mas existem palavrões bem piores que ao serem usados bloqueiam nossa mente e nos fazem paralisar nossas ações rumo ao sucesso. Ajeite-se aí na cadeira, porque vou mandar uns palavrões bem cabeludos. Tá preparado? 1) Eu não consigo; 2) Não dá; 3) Talvez; 4) Isso não é pra mim; 5) Tenho medo; 6) Não; 7) Nunca.
Se usarmos uma palavra ou uma linguagem negativa provocaremos exatamente o comportamento que queríamos evitar. Vamos fazer um teste?
Não pense no Lula com a cabeça raspada. Aposto que foi exatamente o que você pensou, não é? Por que, para Não pensar nisso, primeiro nosso cérebro precisa pensar nisso.
Toda vez que pronunciamos algumas palavras damos início a respostas cerebrais que ativam diferentes hormônios, que podem nos causar bem estar ou gerar estresse e desconforto.
As palavras nada mais são do que a expressão dos nossos pensamentos e mesmo que sejam aqueles palavrões obscenos representam como vemos o mundo e muito de nossos valores.
Esses palavrões carregam sentimentos que podem acessar memorias de dor ou prazer, fracasso ou realizações. De maneira inconsciente você está atraindo exatamente tudo aquilo que você não quer. Esses são os piores palavrões sabia? Livre-se desses palavrões exercitando todo dia sua linguagem positiva.
Consulte o nosso site www.wilsonsaraiva.com.br e as nossas redes sociais e saiba mais.
Wison Saraiva é Professor, Coach Empresarial e Treinador Comportamental











