Por Daniel Júnior, do Recife – O diretor geral da Casa dos Taxistas de Pernambuco – filial Olinda, Joselison Batista, informou que vai pedir, ao governo de Mirella Almeida (PSD), a exoneração do secretário executivo de Mobilidade Urbana da cidade, Flávio Ramos, após o gestor declarar que “a tendência é acabar com o taxista”.
Flávio Ramos fez essas declarações por meio de um áudio que circula no whatsapp, após se irritar com taxistas que trabalhavam durante as festividades de carnaval. Flávio disse que ficou revoltado após organizar uma fila de táxi e, segundo ele, alguns taxistas preferiram ficar rodando e combinar preços de corridas para não ligar o taxímetro.
“O papel do secretário era notificar esse taxista ou os taxistas que estavam trabalhando de forma irregular. Ele não pode generalizar, pois a nossa categoria sabe o que passa no dia a dia. Infelizmente, o secretário não está aberto ao diálogo. Ele rejeita o contraditório. A Casa dos Taxistas de Pernambuco, através de sua filial Olinda, já o procurou e oficializou ofício diversas vezes, e ele não responde. Ele só escuta quem aceita tudo que ele fala. Ele jamais era pra generalizar uma categoria honrada. Vamos pedir a exoneração dele, pois ele não tem condições de ocupar o cargo que lhe foi confiado”, afirmou Joselison Batista.
Um taxista ouvido pelo Portal Ei, Táxi relatou que sabe da obrigatoriedade de ligar o taxímetro, mas, na maioria das vezes, o passageiro quer negociar, pedem um valor definido antes da corrida, e, se não aceitar dessa forma, perde o cliente. “O taxímetro causa um certo receio no passageiro, porque pensa que vai ser muito caro”, disse.
Sobre as suas declarações, Flávio Ramos enviou uma nota se explicando.
“Tenho um carinho muito grande a categoria dos Taxistas… Em paralelo também luto pela categoria, até porque a categoria é centenária, que serve a população para com a mobilidade. Porém o que falei é um sentimento que não queria ter, pois o que vejo é uma desunião muito grande com a categoria, meu sentimento é o mesmo que a maioria da população…O que estou vendo e escutando pela população é uma indignação com um a grande maioria usando de atividades que acredito que não convém com a categoria…
Os táxis vêm perdendo espaço para outras formas de transporte e precisa de usar de atitudes para melhorar a imagem diante a população..
O que foi visto nesse Carnaval foi a grande maioria cobrando valores absurdos fora do taxímetro, recusando e escolhendo corridas e se continuar agindo dessa forma a população não irá mais ter a credibilidade com os táxis e a tendência natural e enfraquecer a categoria e serviço tão importante a população.
Porém estamos a disposição para discutir a planejar soluções para melhorar o bom trabalho e qualidade adquirido a anos. Famílias dependem de taxistas e sabemos que temos milhares de bons profissionais que sustentam as suas famílias conduzindo outras”.
Flávio Ramos
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei, Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei, Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).
Respostas de 22
parabéns ao secretário, dizer a verdade e vai ser punido, os taxistas deveria se reunir com o secretário para indentificar os taxistas errados e punir ,
filas e mais filas de TAXIS, esperando para sair no Taxímetro, e uma multidão aglomerada na frente dos Táxis. pedindo APP, mesmo na dinâmica pois SIM podem dobrar ou triplicar, por conta da oferta e procura, e da mídias falada,
acochar o cidadão identificado é muito bom o Uber tentou miséria no Recife em Olinda em locais proibido e principalmente as motos me vê uma atitude de ninguém principalmente os agentes da cttu no Recife em frente o Tribunal Federal várias motos estacionada em local proibido parar e estacionar próximo ao retorno onde os táxis seguir os carros particular voltava dificultando a mobilidade agora o taxi meu amigo é fácil demais a 99taxi não quer dar o aumento só daí o aumento com o ofício da prefeitura ou do sindicato mas o presidente do sindicato de Recife se nega a mandar o Ofício Qual o motivo não sei
meter o pau no taxista é muito fácil, mais no carnaval tudo alimenta. ex . diárias de hotel, alimentação, bebidas tudo se cobra mais caro no carnaval porque os comerciantes pagam taxas absurdas pra poder trabalhar eu por exemplo paguei10 reais em uma coxinha.
então se é pra fiscalizar que fiscalizem a todos
e organizem o trânsito que a categoria tem que enfrentar pra chegar no folião.
Eu e minha esposa passamos pela situação de ter que pegar um taxi em Olinda e o taxista falou que não ligaria o taxímetro e cobrou o valor de R$ 50,00 para uma corrida de 4km, nos revoltamos na hora e infelizmente não pegamos o número do táxi.
O fato ocorreu no dia 04/03/25 por volta das 01:20 e fizemos o percurso a pé.
Achamos um absurdo a atitude do taxista. (Táxi de Olinda)
eu sou taxista de recife e eu trabalhei com o taxímetro mais e compilado o passageiro já vem perguntando o valor para seu destino isso e culpar do órgão público que deixa esse aplicativo roda uis motorista de aplicativo não pega corrida pelo o aplicativo pega no gritos então o passageiro já fica com receio da corrida
legal e quando o uber tá na dinâmica de 25+, legal quando um ambulante vende uma água de 2 por 5, uma coxinha de 3 por 7 ou 8, um latão de 4 por 7, isso não está errado nem a concorrência que os tx têm cobrar de boca 3 vezes o preço do app e vcs pagam aí tá tudo certo né? ninguém reclama e paga calado já com os tx e essa resenha me ajude, vai quem quer e a lei da demanda é oferta. vem trabalhar de taxi depois vc tira suas conclusões. Bom dia.
legal e quando o uber tá na dinâmica de 25+, legal quando um ambulante vende uma água de 2 por 5, uma coxinha de 3 por 7 ou 8, um latão de 4 por 7, isso não está errado nem a concorrência que os tx têm cobrar de boca 3 vezes o preço do app e vcs pagam aí tá tudo certo né? ninguém reclama e paga calado já com os tx e essa resenha me ajude, vai quem quer e a lei da demanda é oferta. vem trabalhar de taxi depois vc tira suas conclusões. Bom dia.
Mais uma vez a Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda mostra como é totalmente omissa. Como é que uma pessoa que exerce o cargo de secretario de transporte, presencia alguns taxistas trabalhando de forma errada e o secretário não apreendeu nenhum táxi? Literalmente essa pessoa não sabe as atribuições de um secretário de transporte.
porem o q ele falou nao foi nada fora da realidade,muitos Taxista trabalharam dessas forma ditando os preços das corridas ,como os aplicativos também fazendo pirulitos ,pra coibir essa pratica os órgãos competentes irão ter muito trabalho pela frente
A classe do taxista faz nove anos que está sem reajuste por causa desses secretários dessas prefeituras e desses sindicatos você aguentaria passar nove anos sem reajustar o seu salário está certinho classe do taxista de parabéns fizeram um excelente trabalho
infelizmente o secretário mostrou total despreparo para a função ao qual o mesmo exerce,e quero parabenizar a casa dos taxistas de Pernambuco ( filial Olinda),por defender a categoria de taxistas que em sua maioria trabalha corretamente.
Muito triste um secretário sem ter conhecimento de uma classe centenária que é a do taxista que vem levando a cidade nas costas
Sem um reajuste a classe do taxista passou nove anos sem reajuste e quando foi reajusta foi uma negação onde um secretário recebe o seu salário mensalmente recebido por todos nós fazer um comentário infeliz covardia com a classe trabalhadeira que é a do taxista vergonha secretário
Protesto em cima desse secretário covarde que não tem conhecimento do que se fala
eu até entendo o lado do secretário de transportes, porém a fiscalização deveria ser diariamente, sendo envolvido os carros de aplicativo e taxis .
No entanto só fez essa observação no dia de Carnaval e só com os táxis.
Assim dando toda a liberdade para os carros clandestinos fazer do jeito deles
não existe fiscalização pra app ao pra taxi até porq muitos agentes de trânsito tem carro no app alugado.
O secretário executivo de transporte de olinda foi muito infeliz no seu comentário. Mostrou com essa atitude uma falta de competência sem nenhuma condições de organizar a mobilidade durante um evento do porte do Carnaval de Olinda. Infelizmente nós taxistas ficamos entregues a esses tipos de profissionais. Dessa forma nunca vamos conseguir chegar a um equilíbrio ideal para todos. É lamentável!!!
infelizmente o secretário executivo de mobilidade urbana de Olinda, prevaricou ao dizer que viu determinado taxistas fazendo corridas super faturadas e não exerce a função há qual é prerrogativa dele, pois mais do justo a sua exoneração. parabéns a casa dos taxistas de Pernambuco( filial Olinda) pela sua postura!!!
Acho muito ante ético fazer uma interpretação de uma forma erra e querer prejudicar, eu Rafael do táxi representante do novo Atacarejo do os parabéns a Flávio Ramos por seu aberto a todos os taxista do município e dizer mas ele falou a verdade ( podíamos ter acabado com os apps , o táxi está vivo temos que ganhar espaço e ter união ) isso o mesmo sempre fala em todas a reuniões e eu utilizo muito da frase VIDA LONGA OA TAXI
a obrigação da secretaria é punir os maus profissionais que são a menória e não generalizar como se todos estivessem trabalhando de forma irregular! isso é inadmissível, agora isso é reflexo de um secretaria que não é aberto ao diálogo e escuta apenas um grupinho que já foram denunciados ao MINISTÉRIO PÚBLICO, chegando a fechar o sindicato dos taxistas de olinda por irregularidades, como está em um áudio o mesmo mencionado valores e ditando uma tabela de preços .
E lamentável a palavra desse secretário. um representante da prefeita Milena eles demonstrou distúrbio mental au dirigir as palavras de ofensas a uma categoria centenária, espero que a excelentíssima prefeita tome providência sobre esse secretário. que não tem a mínima competência de exercer essa função,
Apoiado, como que um secretaria quer acabar com uma categoria que existe a anos, esse cidadão não ficou, trabalhando no trânsito parado de Olinda no carnaval que destrói todo joelho do taxista, o meu tamrabalho não merece pagamento mínimo, por que a concessionária não me vende o carro por preço mínimo, esse desconto só é imposto exorbitante. Fora estou apoiando
jamais o secretário de transporte imobilidade urbana de Olinda Flávio Ramos falou que ia acabar com os táxi porque ele quis falar foi a indignação dele dos táxi simplesmente tá cobrando valores absurdos e através do próprio táxi ele ia se acabar fazendo dessa forma não trabalhando no relógio não trabalhando em cima do taxímetro e querem comprar valores absurdos ele fez um áudio desse desabafando porque ele é a favor da categoria ele ajuda muito a categoria de Olinda nunca virou as costas e a categoria deve sim uma consideração a ele que sempre quando ele pode ele sempre tá à disposição da categoria de Olinda