
Zumbido é o ruído que ouvimos dentro da cabeça, de uma ou duas orelhas, sem fonte sonora externa, melhor dizendo: o zumbido é uma sensação auditiva não proveniente do meio externo. Ainda nos dias de hoje, constitui um grande desafio para os médicos otorrinolaringologistas. Pode ser causado por diversos fatores como perda auditiva, choque ou trauma acústico, alterações da tireoide, colesterol ou triglicérides, açúcar ou insulina, alterações hormonais, de pressão, postura, oclusão dentaria ou articulações temporomandibulares, coluna cervical, etc.
Sua incidência tem aumentado. Pode comprometer em diversos graus a qualidade de vida. O mundo, hoje, está mais barulhento e não nos damos conta disto. Muitos pacientes portadores de zumbido podem apresentar também algum grau de intolerância a sons (hiperacusia, misofonia, fonofobia).
Zumbido não é uma doença, é considerado um sintoma, um sinal de alerta de que algo não vai bem. Num universo de 100% dos pacientes portadores de zumbido, 80% deles lidam bem com esse sintoma. Dos restantes 20%, cerca de ¾ sentem-se altamente incomodados e ao procurar o otorrinolaringologista mostram-se fragilizados. Contudo, os outros 25% apresentam estado emocional bastante comprometido. Todo paciente que apresenta zumbido deve procurar o médico otorrinolaringologista que é o especialista indicado. Porem não basta ser otorrinolaringologista, melhor que tenha área de atuação em zumbido.
Seu tratamento tem que ser “personalizado” para cada paciente, para cada orelha. Cada caso é um caso. O inicio de tudo é rastrear sua ou suas causas e, a partir dai, estipular o tratamento adequado, que passeia entre medicamentos, terapias sonoras, TRT, auxílio de outros profissionais (fonoaudiólogos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, outras especialidades médicas…), isolados ou combinados, numa abordagem multidisciplinar, capitaneada pelo médico otorrinolaringologista com área de atuação em zumbido. Importante saber que o mesmo zumbido pode ter mais de uma causa.
Enfim, zumbido pode sim ter cura!
Clarice Saba
Médica especialista em otorrinolaringologia com área de atuação em zumbido; Delegada Bahia da Sociedade Brasileira de Otologia; Diretora Técnica do CEOB – Centro de Otorrinolaringologia da Bahia











