Com a proibição do funcionamento de atividades não essenciais neste final de semana, a Secretaria de Mobilidade (SEMOB) fará mudanças na operação do transporte público na cidade. Táxis, mototáxis e motoristas por aplicativo poderão circular normalmente durante todo o final de semana, garantindo o atendimento do serviço à população. Já após às 20h, a circulação deverá respeitar as determinações do toque de recolher, comprovando a necessidade de atendimento às situações especificadas como exceção, a exemplo de serviços de saúde e farmácia, ou em que fique comprovada a urgência do deslocamento. Também serão mantidos os atendimentos no aeroporto e rodoviária, para garantir o transporte de passageiros nestes locais.
Transporte Coletivo
Para esta sexta-feira (25), será mantida a operação de transporte montada para o decreto que determina o decreto estadual do toque de recolher. Os últimos ônibus sairão das estações às 21h30, levando os passageiros que chegam pelo metrô. Já nos principais corredores de tráfego, a última viagem será às 20h30.
Já no sábado (27) e domingo (28), a frota de ônibus será reduzida, em razão do fechamento do comércio. De acordo com o decreto, somente poderão funcionar estabelecimentos comerciais que prestam serviços relacionados à saúde, como farmácias e clínicas, ou que comercializam alimentos, como mercados e padarias.
Desta forma, 507 veículos, cerca de 80% da frota que circula aos domingos, além de 12 reguladores, farão o transporte de passageiros em 231 linhas durante o final de semana. Assim como na operação para o toque de recolher, os ônibus começarão a circular às 5h e as últimas viagens sairão 21h30 das estações de transbordo.
Ascensores
Os planos inclinados da Liberdade, Pilar e Gonçalves também terão seu horário alterado para atender o decreto. Nesta sexta-feira (26), todos funcionarão normalmente, das 8h às 17h. Já no sábado e domingo, os três equipamentos estarão fechados para o público.
Já o Elevador Lacerda não sofrerá alterações em seu funcionamento entre esta sexta-feira e domingo. O equipamento manterá seu atendimento das 7h às 20h, com a tarifa de R$0,15.