Os taxistas da cidade de Salvador que possuem veículos com tempo de uso superior a 10 anos e que passaram pela vistoria na Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) em 2021 têm até o dia 10 de novembro, último dia da vistoria de 2023, para realizar a substituição por outro veículo com idade inferior a dez anos. O prazo, conforme informado pelo presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Denis Paim, é essencial para que os profissionais regularizem a situação de seus veículos de acordo com as normas estabelecidas.
A vistoria de táxi deste ano, procedimento essencial para a garantia da segurança e qualidade dos serviços prestados, será retomada no dia 18 de setembro e tem seu encerramento marcado para o dia 10 de novembro, período para que os taxistas possam regularizar suas documentações e garantir a conformidade de seus veículos.
Os detalhes práticos também são importantes. A taxa da vistoria é de R$ 107,30, e a taxa do Ibametro, R$ 52,18. No processo de vistoria, alguns documentos são exigidos, como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Cartão de Identificação de Taxista (Crachá), o alvará de circulação, comprovante de residência, selo do Gás Natural Veicular (GNV) atualizado (caso possua) e licença de veiculação de publicidade em táxi (caso possua).
Além da documentação, é fundamental que o veículo esteja em conformidade com os padrões estabelecidos. Isso inclui desde as cores das faixas paralelas horizontais na carroceria até a presença de equipamentos de segurança como extintor, triângulo, chave de roda e estepe.
O procedimento de vistoria abrange uma série de etapas, desde a verificação documental até a emissão do alvará de circulação com validade de 12 meses. Os profissionais interessados em agendar sua vistoria podem acessar o site www.agendamentomobilidade.salvador.ba.gov.br ou utilizar o QRCode no calendário, que os direcionará para a página de agendamento.