Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Salvador irá investir em tecnologia de mapeamento urbano com câmeras de alta resolução

Denis Paim no evento de construção do Centro de Controle Operacional de Salvador
O presidente da AGT também participou do evento e elogiou a iniciativa - Foto: Divulgação

Em um esforço para modernizar a infraestrutura urbana e aumentar a segurança viária, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou hoje um novo projeto de tecnologia que utilizará câmeras de alta resolução e inteligência artificial para mapear e identificar necessidades de manutenção nas ruas da cidade. Este projeto é inspirado em soluções tecnológicas apresentadas pela startup Mapzer na Smart City Expo Curitiba 2023. Táxis farão parte do projeto.

Durante o evento de assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Controle Operacional de Salvador (CCO), realizado na Rua Ana Piedade, no bairro Alto do Cabrito, o prefeito destacou a importância da inovação tecnológica para a gestão urbana eficiente. Os veículos de transporte, como os táxis, serão equipados com câmeras que ficarão embaixo do veículo para identificar buracos, lombadas altas e outras irregularidades. Isso permitirá que os taxistas e motoristas da cidade tenham menos prejuízo e ajudará a gestão municipal a agir rapidamente sobre as necessidades de manutenção da cidade.

Mencionado pelo prefeito, Denis Paim, presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), também participou do evento e elogiou a iniciativa. “O projeto de câmeras é fundamental para que os taxistas e os motoristas da cidade tenham mais segurança e menos danos aos seus veículos. Isso é importantíssimo,” disse Paim.

A Tecnologia da Mapzer

A solução tecnológica que será implementada em Salvador foi apresentada pela startup Mapzer na Smart City Expo Curitiba 2023. A Mapzer utiliza um veículo equipado com câmeras de alta resolução, sensores especiais e inteligência artificial (IA) para reconhecer e mapear as necessidades de manutenção dos espaços urbanos. 

Paulo Junior, gerente comercial da Mapzer, explicou ao Portal do Trânsito & Mobilidade como a tecnologia funciona. “A nossa inteligência artificial registra tudo que vê na área urbana, incluindo buracos nas vias, sinalização de trânsito, calçadas quebradas e muito mais. São mais de trinta ocorrências diferentes que podem ser identificadas. Os dados são coletados e armazenados em um software na nuvem, acessível à prefeitura para que ela possa decidir onde agir,” detalhou Junior.

Esta tecnologia permite que as prefeituras tenham uma visão clara e atualizada da situação das ruas e espaços públicos sem depender exclusivamente de fiscais de rua ou aplicativos de denúncia. Isso torna o processo de manutenção urbana mais eficiente e menos dependente de intervenções humanas.

Benefícios para a Cidade

O uso dessa tecnologia em Salvador promete não apenas melhorar a qualidade das vias e a segurança no trânsito, mas também agilizar a resposta do poder público às necessidades de manutenção. Com a coleta de dados em tempo real e o mapeamento preciso das ocorrências, será possível priorizar ações e alocar recursos de forma mais eficaz.

Além disso, a iniciativa representa um passo significativo na direção de transformar Salvador em uma cidade mais inteligente e resiliente, preparada para enfrentar os desafios urbanos do futuro com o auxílio de tecnologia de ponta.

Com informações de portaldotransito.com.br

(Visitas totais 155)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais