Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Quem serão os candidatos da categoria em 2020?

Por Helton Carlucho

Estamos em um ano eleitoral. No dia 4 de outubro, moradores de Salvador escolherão o novo prefeito e 43 vereadores, que os representarão entre 2021 e 2024. Apesar da votação ser só daqui a aproximadamente 10 meses, a movimentação política é intensa, inclusive dentro da categoria.

No dia 6 de janeiro, o Prefeito da Capital, ACM Neto (DEM), deu o primeiro passo da sua sucessão e apresentou o atual vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), como seu pré-candidato a prefeito nas próximas eleições. Bruno foi o primeiro a formalizar a pretensão de concorrer ao poder executivo em outubro, mas diversos nomes são cogitados nos bastidores. Um deles é um velho conhecido da categoria, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD). Apesar da lembrança no meio dos seus apoiadores, e também entre os taxistas, o parlamentar já descartou a possibilidade, e deve apoiar o escolhido por Neto.

Ainda no campo do governo municipal, também é cogitada a candidatura do Secretário Municipal de Saúde, Leo Prates (DEM), que deve se filiar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), do ex-candidato à presidência, Ciro Gomes, para concorrer ao cargo. Os mais incrédulos dizem que no fim haverá uma composição entre Reis e Prates.

No campo de apoio ao Governador Rui Costa (PT), muitas pré-candidaturas postas, mas nenhuma oficializada. Entre elas, despontam Sargento Isidório (Avante), que pontua bem em todas as pesquisas, Lídice da Mata (PSB), Olívia Santana (PcdoB), Barcelar (Podemos) e Niltinho (PP). O nome do presidente do Esporte Clube Bahia, Gilherme Bellintani, também foi cotado no campo de Rui, mas o gestor esportivo recuou, apesar de declarar interesse em comandar a cidade um dia. Dentro do próprio Partido dos Trabalhadores (PT) diversos nomes aparecem, entre eles Robinson Almeida, conhecido por atuar em causas dos taxistas.

Ao contrário do campo governista, a oposição deve optar por diversas candidaturas, com o objetivo de levar a disputa para o segundo turno.

São diversas candidaturas postas, mas algumas delas contempla os taxistas?

 

Taxista propõe consulta entre a categoria para decidir represente na eleição para vereador

No meio dos taxistas existe um concesso: a categoria precisa de um representante no poder legislativo municipal. O taxista Ademário Neto, o Netinho (A-1412), vai além e sugere uma consulta entre os profissionais afim de identificar um representante em potencial. “Proponho a gente fazer um plebiscito para ver quem vamos indicar, e fechar com ele. […] Temos Denis, Gilberto, Adorno, Valdeilson. É muito importante ter um representante da categoria”, destaca.

Os potenciais candidatos citados foram ouvidos pela reportagem do Ei, Táxi. Entre eles, apenas Denis Paim (AGT) declarou interesse em disputar as próximas eleições. Para o presidente da AGT, uma representação da categoria dentro da Câmara irá dar mais voz ao taxista. Ele deve se filiar a um partido político nos próximos meses.

 Valdeilson Miguel, que já concorreu a vereador de Salvador duas vezes, disse que não pretende se candidatar nessas eleições e deve apoiar um candidato que já possui mandato. “já tem um histórico, acompanhou a categoria na regulamentação dos aplicativos e apoia a gente”, diz.

Também cogitado, João Adorno, da Comissão dos Taxistas, disse que não pretende concorrer, e deve decidir o apoio conjuntamente com Gilberto Silva (Coastaxi) e Vicente Barreto. “Não vou me colocar à disposição da categoria nesse momento. […] A decisão de Adorno será a decisão da Comissão, somos um grupo e não iremos nos dividir”, explicou.

Vicente Barreto confirmou a informação de Adorno. Ele, que também não pretende se candidatar, disse que deve apoiar Adorno ou Gilberto, caso um deles concorra. Caso nenhum dos dois participe do pleito, cogita a possibilidade de apoiar um dos vereadores que atuam em pautas de afinidade da categoria.

Já com mandato no legislativo municipal, alguns nomes despontam por terem votado a favor da categoria nos últimos anos: Alfredo Mangueira (MDB), ex-taxista, Joceval Rodrigues (Cidadania), Hélio Ferreira (PcdoB), representante do sistema de transportes, e Geraldo Júnior (SD) [caso concorra ao legislativo].

(Visitas totais 120)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais