Um dos argumentos utilizados pelos defensores do aplicativo Uber é que o serviço prestado pelos motoristas parceiros é diferente do serviço de táxi, especialmente porque o “Uberista” somente pode ser encontrado através do aplicativo. Contra-argumentando, os taxistas sempre colocam que os aplicativos de chamada de corrida de táxi já oferecem essa possibilidade há alguns anos, o que derrubaria a tese de novidade do aplicativo Uber.
Simpatizantes do aplicativo norte americano pontuam que não se pode localizar o motorista por central de rádio ou em pontos como os táxis. Eis que surge, nos Estados Unidos, uma empresa que passa a oferecer o serviço da Uber via central telefônica, a GoGoGrandparent.
A GoGoGrandparent foca nos mais velhos ou com pouca intimidade com a tecnologia ou ainda naqueles que não possuem um smartphone.
No contato inicial, o usuário deve informar nome, endereço e cartão de crédito, justamente para o cadastro junto ao Uber. Nas seguintes, basta discar o número da empresa e teclar 1 para que um carro seja chamado automaticamente para o local cadastrado – para outros, é preciso fazer a solicitação diretamente a um atendente. As confirmações chegam por SMS, com informações sobre nome do motorista, telefone e tempo estimado para chegada.
É possível notar que o funcionamento da plataforma é semelhante às tradicionais centrais de rádio táxi, justamente as primeiras impactadas com o advento dos aplicativos.
De acordo com dados fornecidos pela GoGoGrandparent, menos de 3% da base de usuários da plataforma é composta por idosos. Entretanto, para os fundadores, existe a possibilidade de incluir ainda os mais pobres, sem condições financeiras para adquirir smartphones mais caros.
Ou seja, o surgimento dessa plataforma apenas reforça a tese de que os serviços são os mesmos, mudando apenas o preço e a regulação que há sobre o táxi com direito a fiscalização e todos os tributos, enquanto que a sobre a Uber nada é exigido.
Da redação com informações da canaltech.com.br