O Brasil produz cerca de 70% do petróleo que consome. Parte disso, vai para produzir o diesel, que é o mais eficiente. Por exemplo, 1 litro de diesel em um ônibus transporta cerca de 70 pessoas por 5 km. Numa viagem de 20 km, seriam consumidos, em média, 4 litros de diesel. Se aumentarmos a carga, não altera tanto o consumo.
Como parâmetro para a nossa análise, vamos utilizar a gasolina como o combustível que fará o contraponto com o diesel. Assim, consideraremos o consumo médio de 10 km por litro.
Se 35 pessoas substituírem o ônibus por 35 carros de aplicativos e cada uma delas rodar os mesmos 20 km, cada uma consumirá 2 L de gasolina. Logo, todas juntas consumirão 70 L de gasolina. Ou seja, quase 18 vezes a mais o consumo de um tipo de combustível em relação ao outro.
Pode estar aí um dos grandes motivos para o aumento do preço dos combustíveis, pois a demanda aumentou em todo o mundo, e muito.
A preferência por veículos de aplicativos leva ao mau uso do combustível, em relação à concorrência com o modal ônibus. Isso, porque, o petróleo que poderia ser usado para fazer mais diesel será usado para desenvolver mais gasolina, que será utilizada para levar os mesmos passageiros do ônibus, só que em muitos automóveis.
Os preços baixos oferecidos pelas empresas por aplicativos têm dois objetivos: dominar o mercado e lucrar em escala. No entanto, o barato é muitas vezes mais caro para a sociedade como um todo.
Com preços de corridas dos aplicativos, tão em conta, diminui a procura pelo transporte coletivo, linhas de ônibus são desativadas, aumenta o tempo de espera para o passageiro, trabalhadores são demitidos e as prefeituras precisam aportar verbas significativas para compensar os contratos licitados com garantia de lucro para as empresas de ônibus. Privilegia-se o carro em detrimento do ônibus.
Se não bastasse tudo isso, há ainda, o aumento da queima de combustíveis fósseis e a emissão de mais CO2 (Dióxido de Carbono) na atmosfera, o que gera mais poluição, mais gastos com preservação do meio ambiente, mais pessoas doentes e mais gastos com a saúde pública. Uma política pública totalmente incoerente, insustentável e danosa aos cofres públicos.
Além dos ônibus, o metrô, que mesmo não usando o combustível fóssil, opera para lucrar através de contratos licitados por longos períodos, mas como a população está preferindo o transporte por aplicativos, o filme também se repete: prejuízo com energia subutilizada, desemprego e mais subsídio dos governos estaduais para as concessionárias como forma de compensação.
E quem paga toda essa conta somos nós.
O barato sai caro!
Claudio Oliveira de Almeida
Taxista de Salvador
Alvará (A-2471)
Respostas de 3
Vies de um taxista que quer fazer todos a voltarem de ônibus, e fazer o taxi ser um serviço de elite e com grandes faturamento…
Sobre p combustível, basta fazer carros nistos, a diesel ou o que for…
Sobre a receita dos ônibus mentira..
Essa empresas de ônibus geram muito menos ICMS pro Estado, contratam poucos, pois cada ônibus sora 24 horas com poucos funcionários e poico5 consumo de combustível…
Cada motorista de app gera quase 2 mil reais por mes de ICMS, alimenta o mercado de peças, oficinas, lavagens e borracharias, como o merado de venda, revendas e produção e importação de veículos…
Sem falar que cada carro é um emprego, uma.familia feliz…
Ou seja, muito mais Econômia….
Querem saber onque acho, eu que ja tive varias empresas e quase todo anos fico desempregada quando acaba a licitação…
Vão a luta, nada é eterno… Meia duzia de funcionários contra milhares de motoristas…
Ótima explanação! Temos que análise todos os efeitos do transporte por aplicativo! Precisa se ter um freio!!
Muito bem colocafo, pelo colega, mas não é so isso, a tecnologia nao é o vilão, mas sim quem as administra de forma errada e.noss país muito aberto a sistemas de outros paises achando estar atualizafo com as grandes ondas de consumo, vira casa de mae joana e aceita imposições de preços praticados ao bel prazer, em quantos os de casa taxistas sofrem a perda do sistento em demtrimento da entrada das startups internacionais. Consequencias desastrosas em nossa evonomia e a falsa sensação para os motoristas de aplicativos PARTICULARES que estão ganhando mundo de dinheiros por inesperiencia das despesas operavionais de combustivel e manutenção mecanica dosnveiculos necessitam, quando a ficha caí eles janacabaram os carros e nao tem dinheiro para concertar nem deixar haptis para o transporte de passageiros vom seguranca.
E lamentável que nao se tenhabuma politica e regulamentação de valores de tarifas que vise a sustenabilidade da oferta de transporte viável para a população e para o trabalhador (Motoristas) .
O poder federal e estadual pecaram em nao definir uma política única de tarifas ou formula de calculo que contemple as variações de insumos para a execução deste trabalho que seja digno e o motorista e viavel para a população.