Nem todo mundo tem o preparo da escuta e nem tampouco as emoções equilibradas e paciência para reviver junto as histórias conflituosas de alguém. Um psicanalista, por exemplo, precisa analisar para enfrentar uma escuta diária com seus analisantes. Deve estar profissionalmente sabendo utilizar as técnicas fundamentais da psicanálise. Pessoas mal preparadas na escuta do sofrimento de alguém, ao invés de ajudar, podem é contaminar mais e fazer este alguém enterrar os seus conflitos. Um dia a tampa do caldeirão em efervescência explode e a casa desaba.
Existem alguns amigos contados de dedo que podem colaborar. Mas tem que ser amigo mesmo, porque se for amiguinho só vem para explorar. É tapinha no ombro para disfarçar a falsidade e muita conversa superficial, fria e sem afeto. Quem manipula alguém não está ajudando, está é matando. Mas eu acredito em um bom amigo que possa colaborar com nossos sentimentos conflituosos.
É uma atitude de autonomia viver sozinho, consigo mesmo. Existem pessoas que optam por viver sozinhas e não perde de vista a relação com o outro. Quando uma pessoa admite por conta própria este tipo de vida de viver sozinha não penso que ela seja infeliz e egoísta. Têm pessoas que gostam de querer moldar os outros para viver como elas desejam. Se não tem filhos, acham que devia dar um jeito em ter. Se mora sozinha, tem que arranjar logo um marido para se casar. Parece que quem vive sozinho é anormal? Isso não procede. Pessoas que moram sozinhas também são felizes. Quando uma pessoa decide por isso é porque gosta e acha bacana viver assim. Por egoísmo e vaidade não é uma atitude saudável, mas por autonomia e escolha própria é vida de inteira harmonia consigo mesma.
Sucesso para quem vive na sua sem incomodar os outros. Que se responsabiliza por dividir sua tristeza e solidão consigo mesmo, porém quando não aguenta é humilde para pedir ajuda a outra pessoa. E essa outra pessoa também será humilde para estender a mão. Somos seres sociais, mas não precisamos para isso viver grudados um no outro para ser felizes.
Pessoas que menos se valorizam costumam medir o que têm pelas coisas dos outros. Entenda que enquanto você fica focado no que é do outro, acaba esquecendo do que é seu. Procure focar nos seus objetivos. O caminho é seu e deve seguir para atingir as suas metas. Ficar olhando para o caminho do outro, você pode perder de vista a sua direção. Tudo na vida precisa de estar focado para conquistar algo. Geralmente, as pessoas mais autoconfiantes vivem mergulhadas em seus projetos. As pessoas podem também servir de referenciais, porém, as atitudes de decisões devem partir da sua automotivação. Você é o autor do seu destino. Pense nisso!
Conrado Matos
Psicanalista, Filósofo, Poeta e Escritor
Especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas UFBA












Respostas de 2
Viver com autonomia, humildade e se inspirando no amor já é meio caminho andado pra ser feliz!
Parabéns e gratidão pelas mensagens de motivação!
Achei perfeita todas as suas colocações e uma parte que me é bem particular. Eu sou uma amiga disposta a ouvir e falar somente aquilo que possa agregar e melhorar a sua condição. Eu me preocupo com o outro e estou sempre me colocando no seu lugar.
Parabéns pelo dom maravilhoso que vc tem com as palavras.
Lygia de Mattos