A Desenbahia aumentou os juros do Programa de Renovação da Frota de Táxis do Estado da Bahia (Protáxi). Agora, o taxista que buscar o crédito do Protáxi para trocar o seu veículo terá que pagar 13,2% de juros ao ano. Um aumento significativo, se compararmos à taxa de juros anterior que era de 10% ao ano.
A conjuntura econômica atual no Brasil e no mundo é uma das razões para o aumento das taxas de juros. As linhas de crédito e financiamento de agências de fomento, instituições e bancos públicos e privados sofreram reajustes nas mais diversas áreas do mercado. Dessa forma, é sempre importante que o taxista analise o momento econômico do país antes de fazer maiores investimentos, mesmo que esses sejam financiados por órgãos públicos de fomento.
Taxistas pegos de surpresa
Muitos taxistas entraram em contato com a redação do Ei, Táxi reclamando por não terem sido comunicados oficialmente pela Desenbahia sobre o aumento da taxa de juros do Protáxi. “Nem os colegas taxistas que já têm carro financiado pelo Protáxi, nem as associações, cooperativas ou sindicato foram informados sobre esse aumento dos juros do programa. Esse é um programa de apoio ao taxista e, por isso, a Desenbahia deveria ter a obrigação de informar aos taxistas sobre o reajuste”, reclamou Reginald Cohim, taxista do aeroporto internacional de Salvador que acabou de conseguir uma carta de crédito do Protáxi para a compra de um novo veículo.
A redação do Ei, Táxi entrou em contato com a assessoria de comunicação da Desenbahia que informou (assim como várias outras instituições públicas) que o órgão normalmente não comunica oficialmente os aumentos das taxas de juros dos seus programas de financiamento, e que estes seguem os reajustes impostos pelo próprio governo.
Redação Ei, Táxi.
Uma resposta
Desenbahia esta na contra mao da economia brasileira. Um momento de recessao braba,
pouca circulaçao da moeda, economia retraida, como que o taxista vai poder cumprir com o pagamento da mensalidade do carnet.