O deputado estadual, Manassés (PSL), acaba de indicar ao governo estadual a substituição da frota veicular, própria ou locada, pelo serviço de táxi.
Após uma sugestão do Ei, Táxi, Manassés saiu na frente e resolveu indicar ao governo da Bahia que siga o projeto recente do governo federal, que está utilizando o táxi como transporte do servidor, no Distrito Federal, desde o último dia 13.
O projeto federal contempla, inicialmente, cinco ministérios e está sendo capitaneado pelo Ministério do Planejamento. Os estudos mostraram uma provável economia de cerca de R$ 20 milhões, apenas no primeiro ano.
O deputado justifica o seu projeto relatando o quanto é oneroso para o Estado o custo com a aquisição ou locação de veículos, contratação de motoristas, combustível, óleo lubrificante, substituição de peças, manutenção, seguros, impostos, taxas, acidentes e indenizações. “Seria uma economia, extraordinariamente significativa, cortar estes custos na administração pública com a substituição pelo serviço de táxi”, explica Manassés. Ele complementa “Ganharia a sociedade com a redução de recursos públicos que poderiam ser destinados à educação, saúde e segurança, além de incrementar a economia local, através do incentivo que se daria a esse importante segmento de trabalhadores, os taxistas, que fazem circular a sociedade e a economia”.
Para elaboração do projeto, o deputado teve também a colaboração da Associação Geral dos Taxistas (AGT), do Centro de Estudos de Trânsito (CET), do JUSCIDADANIA e do Observatório da Cidadania (OBCI).