O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Denis Paim, acompanhou de perto o primeiro dia da Operação São João no Parque de Exposições, em Salvador, e expressou preocupações sobre a organização da fila de táxi. O evento, que iniciou nesta quinta-feira (13), terá uma série de shows e celebrações juninas até o início de julho.
Paim destacou que a fila de táxis foi mal organizada pelos agentes de trânsito da Transalvador. Ele registrou a situação perigosa em que os veículos particulares foram permitidos a estacionar no acostamento da Avenida Paralela, forçando os táxis a ocuparem uma das faixas da pista principal. “Olha a organização. Enquanto nós estamos no meio da rua, os carros particulares, como sempre, estão parados nos canteiros. A gente está no meio da rua. Capaz de ter um acidente aqui. Cadê a organização que disseram que teria? Enquanto isso, mais de dez viaturas da Semob, da Transalvador, se preocupando com o acrílico de táxi ligado e com o taxímetro ligado. É lamentável isso!” disse Paim, destacando a falta de prioridade na segurança e organização da fila de táxi.
O presidente da AGT relatou que tentou resolver a situação pessoalmente. Ele foi até o início da fila, próximo à entrada do evento, para pedir aos agentes que organizassem a fila de modo a evitar acidentes e melhorar a operação. No entanto, segundo Paim, houve má vontade dos agentes em atender ao seu pedido. “Houve má vontade dos agentes de trânsito em organizar a fila de forma segura para nós e para os passageiros,” afirmou Paim.
Para os próximos dias de festa, Denis Paim sugeriu à Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) que não permitam que veículos particulares estacionem no acostamento da via, onde deveria estar a fila de táxis. “Pessoal da coordenação, essa parte aqui, que é a via marginal, que fique só pra táxi ou pra carro de emergência. Hoje, ainda não tem movimento, mas se amanhã ficar aberto, esse ponto aqui, com certeza dará um trabalho pra gente muito grande, porque vão ficar vários carros de aplicativos aqui parados,” alertou Paim.
A operação no Parque de Exposições, que inclui o São João e São Pedro, é um dos maiores eventos do ano em Salvador. As atrações incluem nomes como Nadson O Ferinha, Solange Almeida, Márcia Felipe, João Gomes, Limão com Mel, Bell Marques, Luan Santana, Marcos e Belutti, Dorgival Dantas, Simone Mendes, Calcinha Preta, Wesley Safadão, Xand Avião e Flávio José.
O evento também ocorrerá em outros locais, como o Pelourinho, de 21 a 24 de junho, e em Paripe, de 22 a 24 de junho. Com a grande expectativa de público, a organização eficiente das filas de táxis é crucial para garantir a segurança e o conforto dos participantes.
A crítica de Paim à gestão da fila de táxi no primeiro dia de operação destaca a necessidade de melhorias imediatas na organização da fila, para que os taxistas possam trabalhar de forma segura e eficiente, e os participantes possam contar com um transporte organizado e confiável.