Na manhã desta segunda-feira (8), os usuários e taxistas que buscavam atendimento na Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) foram surpreendidos com a suspensão repentina dos serviços. Uma porta de vidro do órgão exibia um simples aviso informando a interrupção do atendimento, sem oferecer qualquer explicação adicional.
De acordo com informações divulgadas por João Adorno da Comissão dos Taxistas, a suspensão ocorreu devido a um deslizamento de barranco nas proximidades do prédio da Cotae, tornando inviável a realização do atendimento ao público. Os atendimentos agendados serão reagendados conforme a reabertura do órgão, que ocorrerá por ordem de chegada.
No entanto, o presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Denis Paim, levanta um questionamento pertinente sobre a falta de comunicação da Cotae em situações de suspensão de atendimento. Paim ressalta que o órgão tem sido seletivo nas informações e não utiliza os canais adequados, como a imprensa, para informar à categoria sobre tais eventos, deixando os usuários e taxistas no escuro.
É recorrente que a Cotae sofra interrupções em seus serviços, muitas vezes devido a protestos sindicais dos servidores públicos que lá trabalham. No entanto, duas questões importantes precisam ser levantadas sobre essas suspensões de atividades.
O primeiro ponto diz respeito à fiscalização. Em situações em que os cidadãos estão impedidos de resolver suas questões, é necessário que os agentes da Cotae usem o bom senso em suas abordagens de rotina.
O segundo ponto está relacionado à comunicação, ou à falta dela. Por que a Cotae não informa corretamente a categoria sobre as suspensões de atendimento ao público? Por que não emitem notas à imprensa para que o público seja informado de maneira ampla e evite o deslocamento desnecessário até a sede da Cotae, resultando em perda de tempo e dinheiro?
Essas são questões críticas que demonstram a incapacidade de gestão das pessoas que estão à frente deste órgão. Um bom gestor precisa garantir uma comunicação transparente e eficaz em todas as eventualidades, assegurando que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e que os cidadãos sejam adequadamente informados e atendidos.
É fundamental que a Cotae reveja suas práticas de comunicação e adote medidas para garantir que situações como essa não ocorram novamente, prestando um serviço de qualidade e eficiência para a população e os taxistas.