Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Cooperativa de Rádio Fone Táxi Camaçari comemora 35 anos mesclando tradição com ações de marketing digital

Fone Táxi de Camaçari
Em maio, a Fone Táxi lançou o seu website e já colhe frutos do investimento

Pioneira no sistema de Rádio Táxi no interior da Bahia, há 35 anos, nascia, em Camaçari, na Bahia, a Cooperativa de Rádio Fone Táxi. Identificando oportunidades do mercado, taxistas se juntaram e criaram a terceira cooperativa do Estado, atrás apenas da Comtas e Coometas, ambas de Salvador. Prezando pelo profissionalismo e qualidade no atendimento, a Fone Táxi tornou-se referência como fornecedora de transporte corporativo para empresas do Polo Petroquímico, Seguradoras e hotéis do Litoral Norte. Inovando mais uma vez, a cooperativa começa a marcar presença no ambiente virtual e já colhe frutos com ações de marketing digital.

Em 11 de agosto de 1986, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, foi formalizada juridicamente a terceira cooperativa de táxi da Bahia, a Fone Táxi. Até aquela data, só existiam a Cooperativa Mista de Motoristas Autônomos de Salvador (Comtas) e a Cooperativa Metropolitana de Táxis Especiais do Salvador (Coometas), as duas coirmãs que atuam no aeroporto da capital baiana há mais de 40 anos.

Fundada por 21 taxistas camaçarienses, destaque para os cooperados Arnoud (primeiro presidente), Valter (primeiro diretor financeiro) e João Carlos (primeiro secretário, já falecido), a Fone Táxi foi idealizada para aproveitar uma oportunidade de mercado que surgia naquele momento, atender as empresas do Polo Petroquímico de Camaçari, primeiro complexo petroquímico planejado do país (1978) e maior do Hemisfério Sul.

Atualmente, entre os 41 cooperados ativos, destaque para os cofundadores Orlando José Barbosa, Ebenésio Soares e Nael Soares, os mais experientes da turma.

“Naquela época, a gente era contratado pela Locadora Auto 7 para transportarmos os funcionários do Polo. Rodávamos durante o dia na cidade e no fim da tarde, a Locadora nos convocava. Foi aí que conversamos, um grupo de 21 taxistas, e resolvemos dar início à abertura da cooperativa, mas não foi fácil, demorava muito pra fundar uma cooperativa, muita burocracia. Começamos a dar entrada na papelada, mas a cooperativa só começou a funcionar em fevereiro de 1987”, contou o taxista Orlando José Barbosa, cofundador e decano na Fone Táxi.

Orlando conta que a primeira pessoa a orientá-los, foi o então presidente do Sindicato dos Taxistas de Salvador, conhecido como Lima, já falecido. “Fomos a Salvador para conversarmos com Lima, ele nos ajudou muito no começo, orientando como proceder”.

A primeira sede da Fone Táxi foi uma sala na Av. Getúlio Vargas. Depois, os cooperados investiram num terreno na Rua Cel. Tamarindo, no bairro Triângulo, onde estão até hoje.

Os anos foram passando e a Fone Táxi chegou a ter 75 cooperados ativos. Empreendedorismo, profissionalismo, pontualidade e, principalmente, atendimento de qualidade foram ingredientes para a Fone conquistar novos contratos e crescer rapidamente. Praticamente todas as empresas do Polo Petroquímico de Camaçari já foram clientes da Fone Táxi como Carbonor, Nitrocarbono, EMCA, Rhodia, Basf, Ceman, Copene, Nitronor, Pronor e Politeno.

Pioneira como Rádio Táxi no interior do Estado e também em negócios com a Agência de Fomento do Estado da Bahia. A Fone Táxi foi a primeira cooperativa fora da capital a conseguir firmar contratos de financiamento para a compra de táxis com a Desenbahia. Mais uma vez, seus cooperados mostravam-se visionários e empreendedores.

No início dos anos 2000, após o “boom” do turismo no Litoral Norte, a Fone Táxi novamente mostrou-se a Cooperativa de Rádio Táxi de alto padrão de qualidade. Seus cooperados, alguns bilíngues, passaram a atender hotéis da região com destaque para o Hotel Vila Galé Marés de Guarajuba, praia de Camaçari.

Não apenas no setor industrial e hoteleiro, a Fone Táxi também destaca-se num dos setores de maior demanda de transporte de passageiros, o setor de seguros de automóveis. Com motoristas experientes, a Fone Táxi atende às maiores seguradoras do país, transportando os clientes das companhias, que, por ventura, enfrentem imprevistos nas estradas baianas.

Atualmente, a Fone Táxi atende às empresas Braskem, Time Now, Tronox, Dow Brasil e o Shopping Boulevard.

Tradição, pontualidade e preço justo são cruciais e, por conta dessas garantias, a Fone Táxi é a preferida dos camaçarienses e dos turistas quando se fala em corridas de táxi na cidade. Seus motoristas podem ser acionados pelo WhatsApp da Fone Táxi, que rapidamente estarão à disposição.

Frota da Fone Táxi Camaçari
Infraestrutura para os cooperados e frota de veículos de ponta para os clientes – Foto: Divulgação

Com uma frota atual de 41 táxis, todos vistoriados tanto pela Prefeitura de Camaçari quanto pelo rigoroso processo de controle de qualidade da Braskem, que realiza 3 procedimentos ao longo do ano, os veículos da Fone Táxi possuem, no máximo, 4 anos de uso, sendo uma das frotas mais modernas entre as cooperativas da Bahia.

Agora, a Fone Táxi resolve dar um passo importante nos tempos atuais, iniciar o trabalho de marketing digital e começar a marcar presença no ambiente virtual. A cooperativa investiu num site, que apresenta a história da instituição na web e permite que os clientes tenham acesso aos serviços, referências de clientes, frota e contatos. Não só isso, a Fone Táxi também criou perfis nas redes sociais e em plataformas do Google como o Google Meu Negócio a fim de integrar a comunicação digital ao website. Um trabalho de apenas 2 meses já gera resultados, clientes, vindo do ambiente digital, têm contratado os serviços da Fone Táxi. Em breve, a cooperativa começará a investir em anúncios na internet. Conheça mais sobre a Fone Táxi em www.fonetaxi.com.br.

Fone Táxi de Camaçari

(Visitas totais 117)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais