Após muita espera, a prefeitura de Salvador decidiu pelo cancelamento da vistoria de táxi em 2022 e estendeu o prazo para veículos acima de 8 anos de uso. Apesar disto, esses veículos precisarão ser vistoriados ainda esse ano. Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) manteve o procedimento e taxistas devem realizar.
Depois de muita conversa de grupos representativos da categoria como a Comissão dos Taxistas, a Associação Geral dos Taxistas (AGT) e o Sindicato dos Taxistas de Salvador (Sindtáxi), a prefeitura resolveu cancelar a vistoria de 2022 da Coordenação de Táxi e Transportes Especiais de Salvador (Cotae). Segundo, taxistas que participaram de reuniões com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob), a decisão baseou-se na dificuldade financeira em que muitos profissionais ainda se encontram por conta da pandemia de covid-19, que afetou a economia e a vida de todos. Procedimento deverá retornar em 2023.
Considerando o mesmo motivo do cancelamento das vistorias desse ano, a prefeitura resolveu estender ainda mais o prazo para os táxis acima de 8 anos poderem atuar. A condição para esse novo prazo é que esses táxis passem pela vistoria ainda em 2022. Taxistas precisam entrar em contato com a Cotae para saber como proceder. Os veículos nessa situação terão até o fim de 2022 para serem substituídos por um mais novo.
No início do mês, dia 3, o presidente licenciado da AGT, Denis Paim, levou um grupo de taxistas que está com o táxi acima de 8 anos de uso para uma reunião com o Assessor Jurídico da Semob, Eduardo Bouza Carracedo, e ficou combinado que a Associação enviará uma relação com taxistas nessa situação. “Nosso objetivo foi sensibilizar a Semob para que eles avaliem como permitir que esses taxistas possam circular, por enquanto”, explicou Denis Paim.
Apesar do cancelamento da vistoria da Cotae, a aferição dos taxímetros, feita pelo Ibametro, está mantido. A vistoria está acontecendo desde o dia 25 de julho, por ordem de chegada, ou seja, sem a necessidade de agendamento. O valor continua R$ 52,81. Prazo vai até o dia 03 de novembro. Veículos novos, que foram inseridos no segmento este ano, não precisam realizar a aferição do equipamento em 2022.