Carnaval 2017: Semob promete fiscalização intensa ao clandestino

  • Carnaval 2017: Semob promete fiscalização intensa ao clandestino

    foto-jailton-suzart_ag-haack-copy

    A festa vai começar! Foto: Jailton Suzart/Ag Haack

     

    O Carnaval de Salvador 2017 começará oficialmente na próxima quarta-feira (22), a partir das 20h, na Praça Municipal, onde o prefeito ACM Neto passará as chaves da cidade para o Rei Momo.

     

    O tema deste ano será “Cidade da Música”, homenagem ao reconhecimento conferido pela Unesco em 2015, que levou a capital baiana, única cidade brasileira, a participar da Rede de Cidades Criativas na categoria Música.

     

    A festa será dividida entre oito circuitos, sete bairros e três ilhas; Mais de 300 apresentações animarão o folião pipoca com cerca de 700 horas de música; 750 mil turistas estão sendo aguardados, preenchendo 97% da rede hoteleira; A prefeitura captou R$ 30 milhões em investimento privado para a folia; Espera-se que sejam gerados aproximadamente 250 mil empregos temporários; A economia local deverá ter em movimentação de negócios algo como R$ 1,5 bilhão; Toda infraestrutura municipal estará voltada para a folia que deverá reunir cerca de 2 milhões de foliões nas ruas.

     

    Não obstante a importância de todos os serviços públicos preparados para atender o cidadão, a prefeitura costuma focar no quesito trânsito e transporte por ser um dos principais gargalos da festa.

     

    A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) preparou um plano operacional que inclui inovações e aperfeiçoamentos e engloba implementação de mudanças temporárias necessárias no trânsito para melhor mobilidade da população e de turistas que participam da folia.

     

    rua-da-conceicao-da-praia-foto_max-haack-copy

    O ponto da Rua Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Praça Cairu, será um dos 15 pontos especiais de táxis. Foto: Max Haack

     

    Dentre as atividades a serem realizadas está a restrição à circulação e estacionamento de veículos no entorno dos circuitos do Carnaval. Também tem como intuito ampliar a oferta de vagas nos estacionamentos remotos, proporcionando assim melhorias significativas na mobilidade. A medida promove o aumento da velocidade média do transporte coletivo, principalmente nas avenidas Centenário, Anita Garibaldi, Oceânica e Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

     

    A Transalvador criou cinco zonas de restrição à circulação no entorno dos circuitos, com acesso permitido para moradores, a partir das 13h, apenas com uso de credenciais em formato adesivo diferenciadas pelas cores vermelha, roxa, amarela, marrom e verde.

     

    Especificamente sobre o credenciamento de moradores, essa medida criada pela prefeitura para melhorar a região tem enfrentado um problema sério que deverá ser agravado neste carnaval, muitos moradores costumam comercializar, indevidamente, os adesivos pela internet. Por conta disso, o comentário que rola entre os taxistas é que vários motoristas do aplicativo Uber já estão com os seus adesivos comprados e prometem atravessar as barreiras burlando a fiscalização.

     

    O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Ademilton Paim, entrou em contato com o Ei, Táxi mostrando-se preocupado com essa situação, por isso resolveu alertar o secretário de mobilidade, Fábio Mota. Segundo Denis, como é conhecido entre os taxistas, Mota acolheu o seu alerta e prometeu que a fiscalização será intensa, embora o próprio secretário reconheça a dificuldade de combater o clandestino durante a folia visto que o sistema de táxi não consegue atender a demanda da população neste período. Denis recomenda que o taxista continue denunciando o transporte clandestino, especialmente durante a festa através do WhatsApp da Semob (9 9977-5135). “Sabemos que eles têm atuado de forma ousada e até com a conivência de muitos passageiros, mas não podemos deixar de ajudar a fiscalização porque eles sãos muitos”, reforça o taxista.

     

    A vigilância do profissional deve estar também sobre o “taxeiro” que tentar dar uma de esperto cobrando fora do taxímetro, atendendo mal o cliente e furando a fila. Esse merece ser denunciado à Coordenação de Táxi e Transportes Especiais – Cotae – para que tenha o seu táxi removido ao pátio e possa amargar o prejuízo devido.

     

    Os mais de sete mil táxis atenderão aos foliões, com autorização de cobrança de Bandeira 2 a partir das 18h de 23 de fevereiro às 12h de 1º de março.

     

    Corredores exclusivos: Um dos corredores exclusivos de táxi fica na Av. Oceânica, entre curva da Paciência e a Praça do Sol, com desvio para a Rua Senta Pua. O outro está localizado na Av. Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o último retorno próximo à Rua Miguel Bouriner. Todos os táxis que adentrarem essas vias deverão acessar as faixas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros.

     

    Este Carnaval será uma oportunidade para o taxista mostrar à população de Salvador e ao turista que visita a cidade que o serviço de táxi da capital baiana é satisfatório, possui uma das melhores frotas do país e conhece a cidade como ninguém.

     

    Pontos de táxi

     

    1. Vale do Canela (Viaduto Menininha do Gantois)
    2. Avenida Joana Angélica (Colégio Central)
    3. Politeama de Cima (em frente ao Instituto Feminino da Bahia)
    4. Estação da Lapa (parte interna)
    5. Terminal da Barroquinha (ao lado do posto policial)
    6. Rua do Tijolo (ao lado do Viaduto da Sé)
    7. Ondina (Praça do Sol/próximo ao Colégio ISBA)
    8. Rua Edgard da Mata (perpendicular à Avenida Adhemar de Barros)
    9. Avenida Centenário (ponto último retorno / próximo à Rua Airosa Galvão)
    10. Praça Cairu (em frente ao Elevador Lacerda)
    11. Rua Gabriel Soares (perpendicular à Ladeira dos Aflitos)
    12. Ladeira do Taboão (próximo à Praça do Pelourinho)
    13. Porto da Barra (Rua Barão de Sergy, próximo ao Hotel Sol Barra)
    14. Avenida Anita Garibaldi (saída da Rua Agnelo de Brito)
    15. Avenida da França (próximo ao Galpão 7 – Codeba)

     

     

     

     

     

     

    Share on Facebook

    Deixe um comentrio

    Required fields are marked *