Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

469 anos da fundação de Salvador

Salvador-BA, 05 de marco de 2013. FAQUINI - SOBREVOO Sobrevoo pelas principais obras na cidade visando a copa do mundo. Foto: André Fofano
Foto: André Fofano

 

Por Conrado Matos

 

Salvador fez aniversário em 29 de março. Foi fundada por Thomé de Souza, no ano de 1549. Homenageá-la é uma grande honra. Uma cidade muito antiga, porém com tanta beleza e história. Seus casarões históricos, igrejas e solares. A Baia de todos os Santos, planos inclinados, elevador Lacerda, o Farol da Barra e o Pelourinho, uma cidade de poetas, escritores e artistas, formam essa beleza memoriável e imortal. Temos muita variedade em Salvador para encher nossos olhos de tanta admiração e encantamento. O povo é alegre e gosta de festas. Além de um clima agradável, um verde e praias lindíssimas.

 

Lendo o romance do escritor baiano Xavier Marques, O Feiticeiro, na época em que ele escreveu essa obra, Salvador era uma cidade pacata, vista com muita tranquilidade, naturalidade e ainda tomada por certo silêncio que reinava nas avenidas. No subúrbio de Salvador, como é narrado pelo escritor Xavier Marques nesse livro, as excursões no campo eram salutares e harmoniosas, porque no subúrbio ainda se vivia a simplicidade. Bairros como: Cabula, Matatu, São Lázaro, Garcia, Dique e Brotas, sendo locais onde o ar era sedativo, vindo dos sítios, onde bocejava as altas jaqueiras. Esses locais ainda têm áreas preservadas, com árvores e sombras maravilhosas. A Salvador de 1922 era o estilo de Xavier Marques. Tinha um aspecto de uma cidade bem equilibrada. As pessoas se alimentavam do espírito, suavizando os pulmões com o bálsamo que surgia ao ar livre.

 

A nossa Salvador ainda é uma boa cidade para morar, protegida pelo Senhor do Bonfim e seus Orixás. Quem vem para cá não quer mais sair, como no meu caso, que cheguei por aqui em 1982 com dezesseis anos. Deixo meu poema, para homenagear a nossa Salvador.

 

SALVADOR DOS ORIXÁS: “Salvador, cidade de Iansã / Suas divindades a homenagear / Com sua beleza, amor e mar / Tenho versos a declamar / Salvador, com suas belas praias, Farol da Barra, Itapuã e muito mais / Suas igrejas, museus e becos / Festa do Bonfim, sobrados e frevos / Salvador de todos os santos / De Mãe Stella e das ventanias de Iansã / Dos terreiros, axé, magia e cantos / Canções de Gil, Caetano e Capinan. / Salvador, mais que um encanto / Tão bela como flores vivas / Tão vivas e de várias cores e raças! / As cores, negras, brancas e pardas”.

 

foto de conrado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conrado Matos

Psicanalista, pós-graduando em educação em gênero e direitos humanos pelo Neim/Ufba.

E-mail: [email protected]

 

 

 

(Visitas de hoje 1 | Visitas totais 185)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais